Como tudo começou

O meu percurso de auto-descoberta começou verdadeiramente em 2012, com a prática de Yoga.  Durante alguns anos, experimentei vários estilos de Yoga Asana, até descobrir a minha própria maneira de fluir no tapete. Esta prática levou-me a redescobrir a minha paixão por outras formas de movimento e pela maravilha que é o nosso Corpo, estudando Anatomia e Anatomia Subtil. Paralelamente, tudo isto me conduziu ao impacto e importância destas práticas para a Saúde Mental e processamento de Trauma, que eu própria comecei a sentir e continuo a experienciar.

Este caminho tornou-se numa viagem de reencontro comigo mesma (que ainda continua). Pouco depois, descobri a prática de Qigong, dediquei-me a inúmeras técnicas de respiração consciente e meditação, frequentei formações e workshops, tudo para aprender uma e outra vez, que as respostas estão todas dentro de mim, se assim me permitir escutar.

Na minha opinião, não há estilos de Yoga Asana ou sets de Qigong melhores ou piores do que outros, assim como não há técnicas de respiração ou meditação melhores ou piores. Há, sim, estilos diferentes e técnicas diferentes, que cativam pessoas diferentes (ou até a mesma pessoa em momentos diferentes da sua vida!) e com focos diferentes. Nenhum é mais ou menos válido, porque tudo depende do que cada um procura com a sua prática e do que o seu corpo pede num dado momento da sua auto-descoberta.

Deste modo, apesar de Yoga e Qigong serem muito (mesmo muito) mais do que a prática de posturas físicas, na minha prática, e nas minhas aulas, procuro adaptar a postura/movimento ao corpo, e não o contrário, tendo sempre em conta a preocupação de alinhamento para prevenção de lesões e respeitando o estado físico, mental e emocional de cada aluno.

Assim, dou prioridade à respiração e conexão ao próprio corpo durante a prática, ferramentas essenciais para levar para o dia-a-dia.

Nas minhas aulas e sessões, procuro sempre respeitar as tradições ancestrais e filosofia do Yoga e de Qigong e trazê-las até aos dias de hoje, integrando a minha própria experiência, de modo a viver com mais Presença e Consciência, durante as aulas e no quotidiano.

Procuro assim mostrar que todas estas práticas são, efectivamente, um estilo de vida, e são acessíveis a todos. São, mais do que técnicas físicas, convites a ponderarmos o nosso modo de estar e encarar a vida, e são transversais ao tempo e a crenças.

São práticas de União – connosco, com os outros, e com tudo o que nos rodeia. São caminhos para despertarmos para a Consciência que está dentro de nós.

Quais os pilares do meu trabalho

Movimento/Consciência Corporal

Respiração Consciente

Meditação

Estou grata por poder partilhar a minha prática convosco

Sou instrutora certificada de Yoga e continuo a expandir os meus conhecimentos através da minha prática e de educação continuada em cursos e workshops, nomeadamente nas áreas do estudo da Fáscia, Respiração Consciente, Qigong e Anatomia Subtil. 

Certificações:

200h Yoga Teacher Training – Uplifted CYT

Certified Prenatal and Postnatal Yoga Teacher Training with Bliss Baby Yoga

Certified Uplifted™  Pregnant & Powerful Prenatal Yoga Teacher

Sister Stories Circle Facilitation Training

Certified YOGABODY® Breathing Coach

Certificação Fáscia na Prática (com Ana Outsubo)

Certificação Biotensegridade no Movimento (com Ana Outsubo) – Em curso

 

Formações:

Trauma-Informed Yoga Training (with Ashley Turner, LMFT)
 
Prenatal and Postnatal Anatomy & Physiology (with Lisa Fitzpatrick & Jennifer Allen)
 
Pelvic Floor Anatomy & Physiology for Women’s Health (with Lisa Fitzpatrick)
 
Qigong 101 & 201 (Flowing Zen with Anthony Korahais)