Serviços

Respiração Consciente

Também designada por Pranayama ou Breathwork. São sessões de reconexão entre corpo e mente com o foco na respiração.

As técnicas são adaptadas à aula/sessão e/ou às necessidades de cada praticante, e podem variar entre exercícios para auxiliar a ter consciência do processo da respiração profunda (breath awareness), técnicas para estimular o sistema nervoso parassimpático enfatizando a expiração ou, pelo contrário, promover a estimulação do sistema nervoso simpático com um propósito mais energizante.

No final de cada sessão, é importante dar espaço ao praticante para sentir a diferença no seu próprio corpo e ajudar a criar autonomia para utilização destas ferramentas nas diferentes ocasiões do quotidiano.

Yoga

Prática de Movimento/Consciência Corporal. Estas aulas podem subdividir-se em Aulas de Hatha Yoga, Yin Yoga, Yoga Restaurativo e Yoga Nidra. Para saber mais sobre cada uma destas modalidades basta clicar aqui.

Durante as aulas de Yoga Asana é enfatizada a respiração e a integridade anatómica de cada praticante, convidando cada um a sentir o seu corpo e o que é mais adequado para si.

No final de cada prática, há sempre um momento de integração da experiência, seja com uma meditação guiada, exercícios de pranayama ou relaxamento guiado. Também aqui se procura convidar os praticantes a sentir o impacto da aula no seu próprio corpo, mente e emoções e a levarem consigo essa nova consciência para o dia-a-dia.

– ganhar maior consciência do estado mental e emocional ao longo do dia;

– compreender a importância, funcionamento e influência da respiração no corpo e mente;

– ter ferramentas para lidar tanto com momentos de maior stress e ansiedade como a estimular a concentração, a criatividade e a produtividade.

– e muito mais!

– interligar consciência corporal, mental e emocional, no tapete de Yoga e no dia-a-dia;

– promover o equílibrio entre sistema nervoso simpático e parassimpático;

– potenciar respostas físicas, mentais e emocionais conscientes e equilibradas face a momentos de stress e ansiedade;

– explorar a propriocepção (noção da localização do corpo no espaço) e interocepção (noção do que acontece no interior do nosso corpo);

– conjugar respiração, movimento e foco;

– e muito mais!

Qigong

Prática de movimentos (maioritariamente) lentos e conscientes, seguindo posturas e/ou sets tradicionais de Qigong. Pratica-se de pé e é como uma meditação em movimento. As aulas são compostas por momentos de consciência corporal, pela prática das formas/técnicas, por sentir a energia (Qi) a fluir natural e espontaneamente pelo corpo e, finalmente, por um retorno ao momento presente, centrando a atenção e integrando a prática.

Os exercícios/formas, são relativamente simples em termos de movimento, e podem coordenar-se com uma respiração específica ou, em alguns casos, pedir respiração natural. Cada movimento é repetido diversas vezes, ou mantido durante algum tempo (como no caso das Warrior postures) o que permite que os praticantes entrem num estado meditativo, focando-se na respiração e na forma como cada movimento é sentido no seu corpo.

Poderão ser usadas posturas de sets tradicionais tais como os 8 Brocados, as 18 Mãos de Luohan, os 12 Tesouros, entre outros.

Yoga Pré-Natal

Aulas especificamente criadas para explorar a relação entre corpo, mente e emoções ao longo deste momento de mudança e expansão, ao mesmo que se procura promover a conexão mãe – bébé através da respiração consciente, visualização e meditação.

Os movimentos (asana) são adequados a cada etapa da gravidez, dando-se sempre prioridade à respiração e feedback ao longo da prática, de modo a adaptar a aula consoante necessário – importante de modo a encorajar a grávida a escutar o seu corpo e a sua intuição e a sentir-se apta a comunicar abertamente sempre que necessário.

As aulas de yoga pré-natal podem incluir vários momentos, dependendo de cada praticante e fase da gravidez, desde exercícios de activação muscular, práticas de consciência corporal e consciência postural assim como exercícios de respiração durante os movimentos ou isoladamente (Pranayama). Encoraja-se uma prática mais dedicada à conexão ao corpo do que de uma perspectiva de condicionamento físico intenso.

– promove uma maior conexão entre corpo e mente, aliando os movimentos repetidos ao ritmo da respiração;

– contribui para melhorar a densidade óssea, a tensão arterial e o sistema imunitário;

– trabalha o equilíbrio, força e flexibilidade bem como o foco mental; 

– melhora a qualidade do sono;

– ajuda a processar e aliviar os sintomas de ansiedade e depressão;

– e muito mais!

– ganhar maior consciência do estado físico, mental e emocional e sentir como isso está ligado ao bem-estar do bébé;

– compreender a importância, funcionamento e influência da respiração no corpo e mente e como esta influencia a gravidez e o pós-parto;

– Promover uma maior segurança e calma em relação ao momento do parto e à recuperação ao longo do 4º trimestre, reduzindo as taxas de depressão pós-parto.

– Praticar e aprender técnicas de Yoga Pré-Natal e Respiração Consciente, afecta directa e positivamente a saúde do pavimento pélvico e as alterações físicas, mentais e emocionais que o corpo vive ao longo da gravidez e no pós-parto;

– e muito mais!

Marcações

Marta Manuel quadrifólio Yoga

Aulas de Grupo

Aulas em pequenos grupos permitem sentir a energia de praticar com outras pessoas mantendo um acompanhamento mais personalizado e a atmosfera acolhedora.

Marta Manuel quadrifólio Yoga

Aulas Particulares

Experiências personalizadas, propícias a desenvolver uma relação de confiança com os alunos e que permitem talhar as aulas às suas necessidades e acompanhar de perto o seu desenvolvimento.

Marta Manuel quadrifólio Yoga

Sessões Online

Aulas/Sessões à distância de um click, através da plataforma Zoom. Para praticar em qualquer lugar com o mesmo acompanhamento e cuidado de uma aula presencial.

Marta Manuel quadrifólio Yoga

Aulas Presenciais

Experiências imersivas, preparadas para levar os alunos a viajar através dos movimentos, das respirações e das emoções, com a possibilidade de ajustes consentidos e personalizados.

Para saber mais sobre como reservar aulas particulares, pedir orçamentos, ou esclarecer alguma dúvida acerca dos serviços prestados, basta entrar em contacto aqui.